06 janeiro 2005

silêncios ensurdecedores

Hoje ouvimos 3 minutos de silêncio em grande parte da Europa, e ainda bem. Mas confesso que a mim isso não me diz muito. Aliás quase que só me aborrece. Porquê? Serei insensível a esta gigante catástrofe?

O que me aborrece nisto é algo que me aborrece no Natal, também - É tudo muito bonito agora, amor espiritual, amor entre os povos e tudo, e tudo, e tudo. Mas amanhã está tudo a cagar-se. E nem é só para isto! Fala-se de acabar com as barreiras proteccionistas de países ricos e começa a ladaínha do têxtil local, que vai engolido pelos gigantes chineses sem cara. Fala-se de aumentar a ajuda externa e começa-se a ouvir "ah e que tal começarem a tratar os que estão cá". Fala-se de acabar/aliviar as dívidas dos países pobres e começa-se a falar do défice, o indicador-mor de uma economia plural e sã (NOT!). É por essas e por outras que tenho algum asco ao pessimismo, porque é uma ideia perigosíssima. Quanta gente em Portugal sabe que, DE FACTO, somos um país rico? Já se deram ao trabalho de ouvir/ler relatórios de algum organismo internacional além dos políticos do partido X ou políticos-sombra do partido Y acerca da situação económica?

Detectarei na minha audiência discordância? Alguém é capaz de me confrontar com dados objectivos que provem que não somos um país RICO? Muito menos, um país que pode sempre arranjar margem para dar?

E ao nível de atitudes pessoais? Nem me ponham a falar disso que me dá a azia (mas já que pedem, eu falo) ...

Onde é que está o amor? Ou falta de egoísmo, se não se é capaz de amar alguém que não o próprio/a? Onde é que está a entreajuda? Onde é que está a cana, só vejo um peixe... podre?


" Ó meu amigo, isto é cada um por si, se não sabe isso, devia saber! Isto é um mundo cão! Agora tenho de correr que já estão a servir a sopa! "



Hoje ouvimos 3 minutos de orgasmo, por um sexo que nunca existiu. O sexo que devia ser a boa globalização, a preocupação pelo mundo ACIMA da preocupação pelo país, não a merda capitalista selvagem do lassez-faire, do cada-um-por-si, e da real-politik - a sombra inevitável da nossa natureza humana, maior que nós.

Prefiro mandar esse orgasmo falso para a puta que o pariu e ficar-me por três minutos de acção. Sempre contribui menos para a poluição sonora do que estes silêncios...


ps: e pronto, já desabafei, em menos de 3 minutos. Desejo-vos um óptimo 2005 cheio de tsunamis na vossa mente. (ok, aqui abusei da piada seca)

1 Comments:

Blogger cosmonauta said...

"Prefiro mandar esse orgasmo falso para a puta que o pariu e ficar-me por três minutos de acção"

Hoje que me fartei de fazer assinaturas (trata-se de renovar o BI que só cabe em carteiras de gaja), deixo aqui mais uma!

1/21/2005 4:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home