30 novembro 2005

well-being economics

A revista «The Economist» criou o «Big Mac index» como instrumento de simplificação da teoria monetária cambial. Este instrumento veio a revelar-se como um indicador interessante do valor relativo das moedas em PPPs (Purchasing Power Parities) - neste caso a paridade é o hamburguer Big Mac (a.k.a. «burgernomics»). Porque é que o Big Mac funciona como uma paridade? Porque supõe-se que a MacDonalds, que fixa os preços (mesmo nos franchises), funcione precisamente no ponto de equilíbrio procura/oferta de cada mercado nacional. É uma paridade grosseira, já que "all things [are not] being equal" nos mercados internos. Ora, que melhor maneira de evitar factores que distorcem a comparação paritária referenciando um bem tão querido em todo o lado, independentemente de etnia, cultura ou religião?

Apresento-vos o «The Economist's Whore index»:

putas de todo o mundo, uni-vos!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uh! Freebies in North Korea!

12/01/2005 2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que saudades das aulas de introdução à macro :P

12/04/2005 6:36 da tarde  
Blogger someofme said...

Adoro. Adoro. Adoro. Adoro saber que todas as universidades são iguais. As coisas nunca mudam de um ano para o outro :P

12/15/2005 2:09 da manhã  

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